Svalbard Global Seed Vault foi apelidada como “Arca de Noé” em Svalbard, pelo ministro da Agricultura norueguês, Terje RiisJohansen, que se referia ao silo colocado na remota ilha localizada a norte do país, no Círculo Polar Ártico, que vai abrigar o projecto de armazenamento de cerca de três milhões de sementes, isoladas numa galeria a 300 metros de profundidade, escavada numa montanha permanentemente congelada.

O prédio é protegido por muros, portas de aço e detectores de movimentos. Os ursos polares passeiam nos seus arredores, tornando o local num dos mais impenetráveis do mundo.

O objectivo desta construção é garantir a preservação de todos os tipos de sementes no caso de epidemias vegetais, guerras nucleares, desastres naturais ou mudanças climáticas. Sob temperaturas de –18°C, as sementes podem durar centenas ou mesmo milhares de anos, até porque caso o sistema de refrigeração se danifique, a temperatura natural do local salvaguarda a conservação das mesmas.

Mais de 100 países apoiaram este projecto, assim como a fundação Bill & Melinda Gates, através de um projecto em parceria com a ONU, financiaram o custo de construção do Silo, estimado em cerca de 30 milhões de dólares.

Talvez também queira ler...

LEXUS VENDE 5 MILHÕES DE SUV

No início deste verão, a Lexus ultrapassou a