Do sofá sobre rodas a uma viatura funcional com todos os atributos necessários ao conforto, a Nissan apostou no aspecto exterior mais clássico para a carroçaria deste LEAF e actualizou a sua gama com uma bateria de 62kWh, que confere uma maior autonomia ao modelo.

Quiçá por um maior numero de postos de abastecimento disponíveis ou por uma maturidade maior do produto, o nosso ensaio já não foi pautado pela ansiedade da autonomia e arriscamos em voos mais longos sem a existência de duvidas que iríamos e voltávamos sem ter que abastecer pelo meio.
O percurso efectuado em auto-estrada permitiu-nos uma condução serena, mais ainda se recorrermos à condução assistida, a velocidades normais, sem observar um desgaste de autonomia considerável.

Nos circuitos urbanos, recomenda-se vivamente a utilização do e-pedal que torna o processo de regeneração eléctrica mais agressivo e trava o LEAF até parar. Foram poucas as vezes que tocamos no pedal do travão sendo que esta funcionalidade foi das que mais nos agradou.

No interior encontramos uns bancos aquecidos, passageiros incluídos, bastante confortáveis para os tempos mais frios, revestidos a pele e alcântara, um volante, também ele aquecido, embora apenas regulável em altura, o que condiciona a posição de condução, um sistema de infotainment com GPS, um display frontal para o condutor com todas as informações necessárias sobre o estado do LEAF.

No lado menos prático, temos sempre os carregamentos, que a menos que se encontre um carregador de 50kW, teremos que aguardar pelo menos três a quatro horas num carregador de 22kW ou então carregar em casa durante o período em que o carro está parado. Mais uma vez, tal como referido no ensaio do primeiro LEAF o problema situa-se ao nível da disponibilidade de postos livres, tornando-se uma lotaria encontrar um. Mesmo com a ajuda das apps chegamos muitas vezes aos postos e estão ocupados por viaturas eléctricas e outras que não estão a carregar. Esta continua a ser a parte que mais limita a massificação deste tipo de viaturas.

Talvez também queira ler...

Ford Mustang Mach-E 100% Elétrico. Potência, Estilo e Liberdade Para Toda Uma Nova Geração!

A Ford deu vida ao Mustang Mach-E através