Desde o lançamento do primeiro Jimny em abril de 1970, que ele é uma obra-prima da tecnologia 4WD da Suzuki. É o único e autentico off-road que sendo pequeno e ligeiro, mantém o comportamento todo terreno que procuram os profissionais. Passaram duas décadas desde que o modelo da terceira geração fez a sua estreia em 1998, e agora o Jimny evoluiu para a quarta geração nos seus quase 50 anos de história.

O novo Jimny é agora mais prático e funcional, quer na sua aparência quer no seu desempenho, ao mesmo tempo que personifica completamente o espírito dos seus antecessores e o seu conceito base de ser “o único 4×4, pequeno, ligeiro e sem igual”. O novo Jimny combina simplicidade, beleza funcional e tecnologia 4WD que deixam quer os profissionais off-road, quer os utilizadores citadinos a querer mais.

Destaques no novo Jimny

Exterior prático 

Com simplicidade e beleza, o novo Jimny foi desenvolvido para expressar a sua funcionalidade off-road. A sua carroçaria angular e quadrada permite uma maior percepção do que rodeia o veículo e o seu capô plano melhora a visibilidade.

Interior funcional 

No novo Jimny existem poucas coisas que distraiam a condução. O seu estilo interior em negro é ao mesmo tempo simples e atractivo e os comandos foram desenhados para que se possam manobrar de forma fácil e ágil, inclusive se estiver com luvas. Cada detalhe foi desenhado de forma inteligente e atractiva para suportar uma verdadeira condução 4×4.

Comportamento exigente

O novo Jimny permanece fiel ao seu carácter herdando as suas quatro principais características: chassis em escada, “três ângulos”, suspensão rígida de 3 pontos com mola helicoidal e tracção às quatro rodas com redutoras. Desenhado para profissionais, equipa ALLGRIP PRO.

Exterior prático 
A beleza da simplicidade e a funcionalidade off-road estão patentes no seu robusto exterior. A sua solida carroçaria de formas quadradas expressa as suas capacidades off-road e a sua robustez, para além de contribuir para uma melhor visualização do ambiente envolvente. Os pilares A mais elevados e o capô plano melhoram a visibilidade do condutor através do para-brisas. Ao mesmo tempo ao baixar as linhas das janelas aumenta-se a visibilidade lateral. A grelha frontal é negra e de linhas simples, destacando os faróis dianteiros redondos. As jantes escuras, de liga leve de 15” acentuam ainda mais o seu potente exterior.

Outros elementos exteriores a destacar são os frisos laterais do tejadilho que previnem as entradas de água no habitáculo ao abrir e fechar as portas, as extensões das cavas das rodas e os estribos laterais que protegem a carroçaria, os faróis traseiros embutidos no para choques que conferem um design simplista ao mesmo tempo que contribuem para uma maior abertura da porta da bagageira.

Cores
A carroçaria do Jimny disponibiliza oito cores diferentes, duas das quais foram desenvolvidas em exclusivo para o Jimny: “Kinetic Yellow” com uma elevada visibilidade desenvolveu-se a pensar numa circulação com condições meteorológicas mais adversas ou percursos mais difíceis, e o “Verde Jungle” com uma reduzida visibilidade que combina com a paisagem natural.

Design com herança
Muitos elementos de design foram herdados de modelos anteriores, transmitindo ao Jimny um visual familiar, porem distinto.

Interior funcional 

Design
Claro, simples e prático, cada detalhe foi desenhado cuidadosamente para conseguir um interior atractivo e funcional. O atractivo interior na cor preta não tem excesso de cores ou decorações de forma a minimizar qualquer distracção do condutor e permite assim que este se concentre unicamente no manuseamento do veículo. As linhas horizontais definidas pelo painel de instrumentos e as linhas verticais dos vários instrumentos e consola central ajudam o condutor a reconhecer o ângulo do veículo em terrenos acidentados e montanhosos.

Funcionalidade
Tudo o que rodeia o condutor e copiloto foi construído para uma utilização profissional. Desenhado para não precisar de uma utilização delicada, o painel de instrumentos e as pecas envolventes tem um acabamento resistente a arranhões e manchas, sendo que os botões e instrumentos são fáceis de manusear quer em condições off-road, quer com luvas. O conjunto de instrumentos esta´ sempre iluminado para que estes estejam sempre visíveis, especialmente em condições fora de estrada, onde o veiculo frequentemente vai de áreas ensolaradas a áreas mais sombrias. Para que a utilização do sistema de áudio seja intuitiva, as versões mais equipadas possuem de serie uma unidade áudio compatível com smartphone através da tecnologia Bluetooth® e disponibilizam écran táctil de 7” polegadas.

Bagageira
O espaço da bagageira pode-se ampliar rebatendo os bancos traseiros até aos 377 litros, o que se traduz em 53 litros a mais do que possuía o seu antecessor. O acabamento interior e os bancos foram cuidadosamente desenhados para conseguir um espaço completamente plano e aumentar a largura da bagageira. A parte traseira dos assentos e o chão da bagageira estão forrados com um material lavável para que seja mais fácil de limpar. Existem cinco buracos com rosca debaixo de cada janela traseira para além de quatro ganchos para prender o equipamento ao solo, optimizando assim a utilização do espaço e tornando-o mais flexível.

Comportamento exigente 
Os veículos verdadeiramente off-road devem ser suficientemente duros para enfrentar as condições mais hostis. Desde a estrutura rígida do seu chassis ao motor de 1.5 litros, o novo Jimny foi desenhado para aventuras nos caminhos mais difíceis. Mas não foi por isso que se comprometeram as suas habilidades para a condução on-road, uma vez que o seu chassis em escada com maior rigidez torsional oferece uma condução mais confortável e solida em estrada e o novo amortecedor de direção equipado na suspensão dianteira minimiza a vibração do volante. Seja navegando pela selva urbana ou explorando os caminhos menos conhecidos, o Jimny convence mesmo as mentes mais aventureiras.

Capacidades off-road
O Jimny incorpora quatro elementos essenciais para uma verdadeira condução off-road: chassis rígido em forma de escada, suspensão rígida de três pontos com mola helicoidal e tracção às quatro rodas com redutora. Desenhado para profissionais, equipa ALLGRIP PRO.

*ALLGRIP PRO é um sistema 4WD desenvolvido pela Suzuki que proporciona aos seus veículos elevadas capacidades off-road.

O chassis rígido permite uma base solida para os componentes da suspensão durante a condução off-road e ajuda também a proteger a parte de baixo do veículo inclusive em superfícies irregulares. Ao novo Jimny foi adicionado um reforço em forma de X e duas travessas para reforçar a estrutura e aumentar a rigidez torsional.

Um amplo ângulo de ataque de 37 graus, um ângulo central de 28 graus e um ângulo de saída de 49 graus permitem ao Jimny ultrapassar obstáculos e subir rampas sem danificar a parte inferior do veículo.

As suspensões de eixo rígido são ajustadas para uma condução fora de estrada. Quando uma roda é empurrada para cima por um obstáculo, a roda do outro lado é pressionada para fornecer uma aderência superior em terrenos irregulares. O Jimny é equipado com uma suspensão de eixo rígido em ambos os eixos, o que permite uma condução estável em percursos irregulares.

O Jimny possui um sistema 4WD com redutoras que permite com facilidade a passagem entre os modos 2H (2WD), a 4H (4WD- alta) e 4L (4WD- baixa) graças a uma alavanca ligada directamente ao sistema de tracção. Comparado ao modo 4H, o modo 4L pode transferir mais binário para as rodas para uma melhor tracção em declives íngremes e terrenos irregulares.

Quando duas rodas perdem a tracção na diagonal, o controle de tracção SLD do Jimny automaticamente aplica travão para redistribuir o binário às outras rodas e permitir que o veiculo recupere a tracção. Este sistema permite ao Jimny sair de superfícies escorregadias e estradas acidentadas.

Motor de 1.5 litros
O anterior motor de 1.3 litros foi substituído pelo de 1.5 litros no novo Jimny. Produz um binário mais elevado que o seu antecessor em todas as rotações, incluindo as baixas, o que melhora especialmente o comportamento na condução fora de estrada, que é quando as rotações mais baixas são normalmente necessárias. Apesar de se ter aumentado a cilindrada é mais pequeno que o anterior e o seu peso foi reduzido em 15%, o que contribui para reduzir o consumo de combustível.

Transmissão manual de 5 velocidades e automática de 4 velocidades
Para acompanhar este novo motor as relações de transmissão da caixa manual de cinco velocidades foram optimizadas, o que oferece maior eficiência de combustível. A alavanca de mudanças foi redesenhada para reduzir a vibração, além de transmitir um toque mais sólido e directo na passagem de velocidades. A transmissão automática de quatro velocidades foi também reformulada para alcançar um menor atrito e maior economia de combustível. O esquema de alavancas foi modificado e neste modelo ele esta´ alinhado para simplificar a sua utilização.

Segurança 
Suzuki Safety Support é a tecnologia de segurança preventiva da Suzuki que ajuda o condutor a evitar acidentes e lhe transmite tranquilidade na sua condução diária. Com o Dual Sensor Brake Support (DSBS)*, se o sistema entende que existe risco de colisão com o veiculo da frente ou com um peão, emite um sinal acústico ou visual, aumenta a forca de travagem ou aplica o travão directamente, dependendo da situação, num esforço de evitar a colisão ou reduzir os danos. Outras funções incluem o alerta de mudança de faixa* e a função de alerta anti-ziguezague* para avisar o condutor e também o sistema de assistência de luzes de largo alcance* que ajuda a conseguir uma condução nocturna mais calma ao mudar automaticamente as luzes de médios a máximos e vice-versa.

*Cada sistema funciona a velocidades e condições de condução específicas.

No Jimny, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito controla os sinais de trânsito da estrada. Quando detecta sinais como limites de velocidade ou sentidos proibidos, ele mostra um alarme no painel de instrumentos para avisar o condutor de quais os sinais que o veiculo passou. Para outros sinais de trânsito que mostram informações adicionais, aparece uma caixa debaixo do ícone do sinal de trânsito para informar o condutor. O Jimny é o primeiro modelo da Suzuki a adoptar este sistema.

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